A AFBEJA tem sido o pilar do desporto-rei no Baixo Alentejo desde a sua fundação e forjou o espírito competitivo e a identidade dos clubes de futebol de Beja. Não nos limitamos a gerir; promovemos o fair-play, a união e a paixão que move as comunidades.
Dezoito anos depois da sua implantação em Portugal, o futebol chegou finalmente à cidade de Beja.
Aconteceu pela mão (e pés) de um grupo de estudantes bejenses em Lisboa, durante as férias de Natal em casa. Um dos impulsionadores da modalidade na cidade foi Frederico Durão Ferreira.
Só passados seis anos após a “introdução” do futebol em Beja, surgiu o primeiro clube desportivo da cidade: o Grupo Sportivo Bejense.
Pouco depois da criação do Grupo Sportivo Bejense, um grupo de “dissidentes” – na sua maioria estudantes – fundou o Académico Sport Clube, que esteve posteriormente na génese do Football Clube Glória ou Morte.
A 7 de julho, realiza-se o primeiro jogo de futebol “a sério” em Beja, entre o Grupo Sportivo Bejense e o Académico Sport Clube.
De regresso à cidade de Beja, João Manuel do Carmo resolve avançar com a criação de um novo clube: o Football Clube Glória ou Morte, nome inspirado num clube austríaco da época.
Vários clubes foram nascendo desaparecendo no panorama futebolístico da cidade de Beja.
No ano de 1914 são ainda fundados o Sport Clube Bejense e o Águia Foot-Ball Clube. Ao longo deste período foram também vários os “campos de futebol” improvisados em espaços da cidade.
Nasce a 16 de junho, o Onze Foot-Ball Clube, mais tarde denominado Luso Sporting Clube.
O Luso Sporting Clube foi um dos antecessores do Desportivo de Beja. Filia-se na Associação de Futebol de Beja a 5 de março de 1926, sendo o mais antigo filiado da instituição.
O incremento do futebol na localidade de Moura deu azo à criação da Federação de Foot-Ball Mourense.
Esta Federação (que nasceu inclusive antes da AFBeja) esteve na origem da criação do Campo Maria Vitória e organizou, pouco depois da sua fundação, um campeonato entre os quatro clubes locais.
Nasce a 30 de março a Associação de Futebol de Beja.
A reunião fundadora da AF Beja decorre na sede do Glória, na Rua do Touro, 13, da qual resulta uma circular da comissão organizadora, liderada pelo tenente-coronel Meneses Soares, dirigida a vários desportistas bejenses.
A 11 de novembro de 1926, que a AF Beja aprovou aquele que veio a ser o seu primeiro Regulamento Oficial de Provas.
No documento era, desde logo, determinado que a época desportiva teria o seu início formal a 1 de setembro, terminando a 30 de junho do ano seguinte.
O I Campeonato de Futebol organizado pela AF Beja realizou-se entre os meses de março e abril de 1926, com quatro equipas em competição.
A final do I Campeonato Distrital de Beja jogou-se a 12 de abril, entre Luso e Desportivo, com os primeiros a vencerem por 4-0.
A primeira Seleção Distrital da AF Beja estreou-se em maio de 1926, em Estremoz, para disputar a “Taça Dr. Marques Crespo”.
Na final, Beja defrontou Évora e goleou por 5-1, arrecadando a “Taça Dr. Marques Crespo” (de mármore e em exposição na sede da AF Beja).
O primeiro jogo entre as Seleções de Beja e Portalegre realiza-se a 8 de abril de 1934, na cidade do Alto Alentejo.
No Estádio da Fontedeira, a vitória sorri aos portalegrenses, por 6-3.